terça-feira, 22 de novembro de 2011

Doenças depois de um beijo

                                                    

Que o beijo na boca é algo bom, ninguém questiona. Mas, em apenas um beijo, duas pessoas trocam em média 250 tipos diferentes de bactérias e podem transmitir ou contrair doenças perigosas.




“Na saliva trocada durante a intimidade há bactérias e vírus causadores de doença. Esses males bucais não são determinados apenas pela presença de microorganismos nativos ou transmitidos. Outras doenças



mais agudas podem se desenvolver pouco tempo após a transmissão bacteriana e viral que ocorre através do beijo: faringite, laringite, amigdalite, herpes labial, mononucleose, hepatites A e B, HPV, meningite, candidíase, gripe, tuberculose, sífilis, dentre outras”,



O perigo fica iminente a partir do momento em que o beijo se torna moda e muitas bocas entram em cena em períodos curtos. No carnaval e em micaretas, por exemplo, é muito comum a “beijação” indisciplinada, sem reservas e sem muito critério de seleção.



“É importante considerar que, no carnaval, as pessoas têm maior susceptibilidade a doenças, podem estar com imunidade baixa e não realizam os cuidados de higiene oral como o fazem no cotidiano. Dessa forma, haverá mais propensão à gengivite e as outras doenças, potencializada pela transmissão de bactérias através do beijo”, destaca a também especialista em Periodontia.



Maristela destaca que pessoas com feridas nos lábios, mau hálito, dentes mal cuidados e sangramento gengival devem evitar o beijo até que os tratamentos adequados sejam realizados. “Outra dúvida muito comum é se o beijo pode transmitir a AIDS. A saliva não transmite o vírus, mas se o beijo acontece entre duas pessoas que têm gengivite, ou qualquer outro ferimento na boca, o HIV pode penetrar na corrente sanguínea. Se houver troca de sangue durante o beijo, se estabelece o risco de transmissão”, alerta ela.



Portanto, antes de curtir as delícias do beijo, o melhor é se prevenir de qualquer doença bucal indo com freqüência ao dentista e mantendo a boca saudável e livre de bactérias, através de adequada higiene bucal. “Essa higiene bucal mecânica, realizada com fio e escova dentais, é a única capaz de desorganizar e destruir as colônias de bactérias (placa bacteriana), que causam as doenças bucais. Todos podem se divertir. Porém, é necessário ter bom senso”





Portanto, antes de sair beijando, pense q vc já esta correndo risco com um parceiro, imagine com mais de um...Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário